• Admin

Opep pronto para agir como coronavírus atinge preço do petróleo.

Atualizado: Set 1

Opep pronto para agir como coronavírus atinge preço do petróleo: atualização

Data de publicação: 27 de janeiro de 2020


Adiciona comentários da fonte da Opep e atualiza o total de importações da China



A preocupação com o potencial impacto do surto de coronavírus chinês na demanda de petróleo está pressionando cada vez mais os preços do petróleo, superando as interrupções no fornecimento da Líbia e provocando garantias da Arábia Saudita.


A Arábia Saudita e outros membros do grupo de países produtores da Opec + têm capacidade e flexibilidade para "tomar as ações necessárias para apoiar a estabilidade do mercado de petróleo", disse o ministro do petróleo saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman.


Aprofundar os cortes de produção do grupo está entre as opções, disse uma fonte sênior da Opep. "Há uma discussão. Há questões diferentes, há opções diferentes, que é [a] discussão entre [ministros]. Mas eles estão realmente prontos para fazer o possível para garantir que o mercado esteja estável", disse a fonte. disse, acrescentando que as próximas duas semanas são "muito críticas" em termos de observação dos fundamentos do mercado.


As garantias da Arábia Saudita e da Opep não conseguiram impedir uma nova queda nos preços do petróleo. O contrato Brent de março para o gelo no mês anterior caiu para US $ 58,50 / bl no início de hoje, uma queda de US $ 2 / bl em relação ao seu fechamento em 24 de janeiro. Atualmente, está abaixo de US $ 59 / bl, uma queda de cerca de 2,5pc. A queda ocorre apesar do setor de petróleo da Líbia estar enfrentando as maiores perturbações desde a queda de Muammar Kadafi em 2011, com o aumento do conflito, levando ao fechamento de grande parte de sua infraestrutura de petróleo e reduzindo drasticamente a produção para menos de 300.000 b / d, com uma estimativa de 1,1 milhão de b / d em Dezembro.


O príncipe Abdulaziz insiste que a queda nos preços do petróleo está sendo motivada por fatores psicológicos e não por fundamentos. Alguns participantes do mercado adotaram "expectativas extremamente negativas" sobre o efeito potencial do surto de coronavírus ", apesar de seu impacto muito limitado na demanda global de petróleo", disse ele. "Esse pessimismo extremo ocorreu em 2003 durante o surto de Sars, embora não tenha causado uma redução significativa na demanda de petróleo".


A Comissão Nacional de Saúde da China disse hoje que o número de mortos pelo vírus subiu para 80 na manhã de ontem, de 17 de 23 de janeiro. Até o momento, a comissão recebeu um total de 2.744 casos confirmados. Dezenas de casos foram confirmados fora da China, incluindo na Tailândia, Japão, EUA e Austrália. Para limitar a propagação do vírus, as autoridades chinesas implementaram restrições de viagem e estenderam o feriado lunar do ano novo.


A Arábia Saudita é o principal fornecedor de petróleo da China, com entregas atingindo um recorde de 2 milhões de b / d em novembro, elevando a média de janeiro a novembro para 1,67 milhão de b / d, um aumento de 54% no ano. A China importou cerca de 10,7 milhões de b / d de petróleo em dezembro.


A Opec + está programada para discutir sua estratégia de produção em reuniões em Viena no início de março. É improvável que o grupo proponha uma reunião de emergência, a menos que as condições do mercado piorem, disse a fonte da Opep.


O ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, levantou preocupações sobre a participação contínua de Moscou na iniciativa de restrição de produção, depois de dizer no mês passado que o acordo "não é eterno". Mas a Rússia está "lá para ficar", disse a fonte da Opep hoje. É "do interesse deles fazer parte da equipe de gerenciamento de mercado".


Por Iain Packham e Ruxandra Iordache

Publicado por : Ramon Gomes Reis #ramongomesreis

English version from publisher.

https://www.argusmedia.com/en/news/2058152-opec-ready-to-act-as-coronavirus-hits-oil-price-update?utm_source=marketo&utm_medium=newsletter&utm_content=news&utm_term=cru&mkt_tok=eyJpIjoiTVdZeU1Ua3lOVFl4TVRjMSIsInQiOiJjc0J1azNKN3J0VGh0QzhcL256WDV1Qm92eGgwSEcyMDlPQUFJYjZueTA1VzFhWWZydDNXbGh3aVBaN1NhTnR5OGdMQzU0UUE1UUJpWllvQ3JVT2gzV1dHbzg4YVN6ZXQxMlBEOFlmZzVCZ2pPK0RPSytoRmpteVplYnE3UDdwSTYifQ%3D%3D

15 visualizações

©2020 by BME Energy Trading S.A.